domingo, 14 de abril de 2013

As crianças e as finanças.



Opa!

Dinheiro é algo que faz parte de nossa vida. Por mais que tentemos evitar, nossos filhos percebem mais cedo ou tarde que isso nos aflige: "Nosso dinheiro vai dar pra pagar tudo?".
Acho que também faz parte da educação permitir que a criança entenda o valor que o dinheiro tem. A recompensa financeira por seu esforço e ter a "liberdade" de gastá-lo, da melhor maneira possível ou como melhor preferir. Enfim, aprender a gastar.
Pensando nisso há um bom tempo, conversei com a Rê sobre a possibilidade de dar a Madú uma mesada.
Já ocorreram casos onde ela se deprimia por rasgar uma roupa ou arrebentar um chinelo e chorar por saber que a mãe estava "apertada nas finanças" (sem nem entender direito o que isso queria dizer).
A ideia é que ela aprenda a administrar seu próprio dinheirinho e toda a responsabilidade que vem com ele.
Ela merecerá sua mesada ao executar uma tarefa pra mãe e uma pra mim. A da mãe, a Rê escolheu que "lavar o banheiro" seria a forma que ela ajudará na casa (fora o quarto dela que já é uma obrigação) e a minha foi fazer os resumos literários do nosso projeto "ler para escrever melhor".
Com isso vamos também ensiná-la o valor das coisas (tipo "isso valeria 10 vezes a sua mesada"), a ensinaremos também a economizar pra comprar algo que quer e a preservar as coisas, pois tudo tem um valor também financeiro. 
Completou as tarefas, ganha. Não completou, já era... Hauhauhau.
Esse é mais um "up" que estamos dando a nossa tigrezinha e ela está empolgadíssima com a ideia de ter "seu dinheiro", haha.

Inté o/

2 comentários:

  1. É... Sofia recebia mesada aqui do avô. Mas esse ano ele parou. Enfim... fazer o que? rs
    Eu gostaria de dar tbm, pq faz com q ela entenda mesmo as coisas. Foi uma boa experiência! Ela pode comprar mais presentes no aniversário (pq a mesa acumulou) e qndo perde algo da escola, é ela quem compra tbm. Aprende o valor das coisas. Acho ótima ideia! E qndo puder, eu darei a mesada tb!

    ResponderExcluir