quarta-feira, 13 de março de 2013

Projeto "Ler para escrever melhor" - Continuação [2]

Hoje trarei a segunda redação da Madú.
O livro é esse descrito no post: projeto ler para escrever melhor
Ela preferiu começar por outra história que não a primeira.
Só pra entenderem o processo rapidinho, ela lê, faz um resumo, eu corrijo e ela passa a limpo.
Eu gosto de postar as duas redações, mas ela jogou a primeira fora, então marquei nessa de duas formas:
De vermelho claro, locais que ela tinha errado e corrigiu e de vermelho escuro erros que permaneceram.
Eu só a deixo passar a limpo uma vez, até mesmo pra que ela preste mais atenção, já que poderá corrigir só uma vez:


Ela já apresenta evolução nos termos da escrita, o que gostei bastante.
Este livro é um pouco mais complicado que o outro primeiro, mas a ideia é essa mesmo, enriquecer o vocabulário e interpretação dela sem forçar a barra demais.
A Rê que está acompanhando as leituras, já que não posso estar com elas durante a semana e me relatou que a Madú acaba viajando demais quando lê. Tipo, foca mais a natureza, o cenário que o personagem principal e o fato narrado em si.
Então conversei com ela sobre como ler (a questão da interpretação). Tentei colocar na linguagem dela o que aprendemos até hoje em cursinhos preparatórios.
Disse pra ela que quando lemos, somos "detetives do saber" e que temos em nossas mãos um mistério a resolver: o que diz aquele livro? Falei que claro que as gravuras, personagens coadjuvantes, cenário são importantes, mas que ela tem que se focar no personagem principal (ou nos personagens principais). Falei também do título da obra como sua primeira pista, sua porta de entrada no mistério. Ali contém (ou deveria conter, né?) várias pistas que ajudarão a resolver o mistério da razão de ser do livro.
Agora eu que estou ansioso pra ler o próximo resumo. Isto está sendo uma experiência muito boa e divertida.
Outra coisa que a Madú tá apanhando é pra aprender a usar o dicionário. Tem paciência nenhuma... Mas tenho que insistir, já já ela entra na geração "google" e aí já era...
Uma parceira nossa resolveu aplicar a ideia também. Seu nome é Telma e tem uma linda garotinha, a Sofia. Eu a conheci via  "Rê" e elas são companheiras de blog (um bando de "mulé" que se conheceu virtualmente através de blogs e chats, onde trocavam ideias de maternidade, feminilidade, etc e hoje são amigonas na vida real - coisas de menininhas... Bwhauahauhau. Verdade seja dita, muito legal essa parceria delas).
Aqui está o registro da Tel pra quem quiser ver um parecer diferente, mais feminino e melhor, de uma mãe de verdade, hehe:
Em casa nova / os livros e as crianças
Vale a pena acompanhar as aventuras de nossa querida "Fiona". Tel tem várias virtudes femininas, dentre elas destaco comprometimento, diversão, gosto pela leitura, garra e amor demais pela filha e família.

As beldades e o monstrão, hauhauhau =P
 

Bem... é isso então =P.
 Inté o/

2 comentários:

  1. Pronto! Agora eu q fiquei com vergonha! kkkk Maldade! Não esperava a surpresa, tá?

    Mas fiquei feliz em ver a segunda redação da Madu! Acho legal ver que ela está gostando e sendo uma garotinha aplicada! Eu to louca pra colocar em prática o projeto por aqui, mas semana de provas... complica! rs Vou mostrar pra ela como a Madu fez na primeira redação e na segunda, pra incentivá-la.
    PS: tbm gosto mto de histórias da Mitologia Grega e tenho um livro velhinho, velhinho... esqueci o nome dele agora! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vc ver como é bom deixar os outros envergonhados =P. Força no projeto aí. Abs

      Excluir