terça-feira, 19 de março de 2013

"Eu tenho defeitos?"



Esse fim de semana a Madú veio com essa pérola: "Xande, eu tenho defeitos?"
E eu disse: "Nú! Muitos!!! Mas também tem virtudes demais!"
"E qual defeito você menos gosta?" ela continuou. "Eu amo tanto seus defeitos como suas virtudes, pois eles te definem e me fazem amá-la ainda mais. Agora se quer saber qual me irrita mais é sua inquietação".

Já falei com vocês, crianças querem a verdade, pois sabem bem farejá-las.
Mas aproveitei para ensinar um pouco mais do assunto pra ela e fica pra vocês também como um "up" ;-)



"Madú, Papai do céu nos deu tanto as virtudes como defeitos para crescermos como pessoas.

Nós temos que melhorar nossas virtudes e amenizar nossos defeitos. Ninguém é perfeito e nunca será.
Viver é isso: um aperfeiçoamento diário do que somos no corpo, mente e espírito.
Você é que sabe o que quer ser. Escolha bem e trabalhe para ser a melhor no final.
Sua mãe e eu sempre te amaremos e te ajudaremos nesse crescimento. 
Mas quem tem que se amar mais e buscar mais isso é você".


Ela parece ter entendido bem. Conheço minha pequena, ela vai ficar matutando isso por dias ainda, do jeito dela e mais cedo ou tarde voltará com conclusões e mais perguntas.
Pensando sobre isso hoje, descobri um outro "porquê" pro apelido que dei a minha filha: não só pelo nome, mas porque é uma criança bem madura.
Dá gosto ver como ela tem vontade de melhorar a cada dia.
Orgulho por ela não me falta.





Inté o/


4 comentários:

  1. Bacana, Alex! É mto importante mesmo dizer que defeitos todo mundo tem. Pra q iludir uma criança de que ela é perfeita? Não é verdade... e não é verdade que um dia ela vai ser perfeita ou que existe alguém perfeito.
    Aliás, acho que se a vida fosse perfeita ia ser chato... com o que aprenderíamos?
    Mas é importante explicar tbm que os defeitos não devem ser o que mais aparece...
    O que me impressiona são as perguntas dela, viu?! De verdade!!! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nem imagina as "saias curtas" curtas que essa menina me poe, hauhau.
      Mas é verdade, o mundo seria chato se fosse perfeito.
      E virtudes e defeitos são dosi lados da mesma moeda ;-).
      Abs, Tel.

      Excluir
  2. Duda é uma peça, raríssima haha.

    ResponderExcluir