domingo, 10 de março de 2013

"Síndrome de Pinóquio [2]" ou "Quem é o pai da mentira?"

Esse será um tópico difícil...
Neste último sábado, ocorreu um fato, que muito me entristeceu, entre a Madú e eu.
Ela estava fazendo a lição da escola dominical e me perguntou "como escreve perceber"?
Eu, como já falei, estou tentando ajudá-la a escrever melhor e também a sair da comodidade e preguiça natural imposta as crianças de hoje, disse: "Cadê o dicionário?" e a Rê completou: "É mesmo, agora ela tem um novinho pra escola".
Ela já saiu resmungando. Eu como detesto gente reclamona já cortei logo: "Madú, se ficar nesse muxoxo todo, eu vou te dar uma razão real pra reclamar!". E quem me conhece um pouquinho sabe que quando falo sério, falo sério mesmo e talvez aqui tenha começado minha parcela de culpa pro fato que já vou citar.
E lá vai ela desanimada procurar a tal palavra.
"Não tô conseguindo. Me ajuda a achar?"
"Não Madú. Já te ensinei várias vezes. Pena aí um pouquinho que você consegue".
"Ah desisto!", disse ela depois de mal tentar. "Nem a pau!", disse eu, "Que moleza é essa? Já vai desistir sem nem tentar direito? Deixa de ser preguiçosa, Madú. Procura que você consegue. Você não me disse ontem que é persistente?" (falando sobre a história que tinha  contado pra ela sobre Alexandre o grande e a narração de como ele domou seu cavalo Bucéfalo, demonstrando assim sua persistência, a moral dessa história).
Enfim chegamos no fato triste: Vejo ela indo quietinha pra mesa e continuar o dever. Chego lá e digo: "E então? Achou, né?". "Sim.", ela responde enquanto vejo que ela escreveu perceber com "s", "era com s ".
"Você achou essa palavra com s no dicionário, Madú?", já falei olhando pra ela sério. Daí desaguando em lágrimas "Não, eu não consegui achar...".
Enfim, em resumo tivemos uma boa conversa sobre mentir. Ensinei de novo a usar o dicionário e ela corrigiu seu erro.
Já escrevi um tópico sobre um pouco desse assunto: Síndrome de Pinóquio
Eu acredito que por mais normal que vocês possam achar mentir, imagino que ninguém gosta quando mentem pra gente e, principalmente filhos, já que sabemos bem as situações que nos aguardam e, se não pudermos confiar uns nos outros, estaremos perdidos.
Já é a segunda vez que Madú mente pra mim. Eu sei que parece normal. Eu falho e minto também, pra minha vergonha, algumas vezes. Evito ao máximo e, quando acontece, eu já conserto logo. 
Odeio mentira. Já menti demais na vida e sempre o fim era triste. Busco realmente o padrão de "mentir jamais". 
E a Rê é ainda pior que eu. Ela não admite mentiras (nas próprias palavras dela) e está corretíssima. Se houver mentiras entre elas, depois de tudo que passaram, passam e passarão, elas estarão perdidas!
Claro que a mentira da Madú lhe custou um bom sermão da minha parte, um castigo (um dia sem TV, que sei lá se teve efeito porque a prima dela foi pra lá nesse dia e elas provavelmente não iriam ver tv mesmo) e provavelmente a Rê deve ter tido outra conversa séria com ela.
Para alguns de vocês essa nossa ação pode estar sendo "séria demais", exagerada, desnecessária, etc.
Mas percebam que, a maioria dos fatos em nossa vida tenebrosos, começaram em pequenas coisas, pequenos atos, pequenas omissões, pequenas mentiras!!!
Eu não sou hipócrita... Eu hoje busco viver um padrão que muitos de vocês ririam se soubessem. Mas normal, já riram de mim na escola, na faculdade, no trabalho, então fiquem a vontade. O que eu realmente não suporto é a ideia de cobrar algo (quando cobro, que nem isso gosto, mas como pai não tenho essa escolha) de alguém que eu mesmo não estou disposto a fazer.
Posso ter facilidade de não mentir, mas e outras fraquezas, como por exemplo falar palavrão? Cara, é meu vício!!! E a Madú detona comigo e eu agradeço a ela por isso, peço perdão e me esforço pra não fazer mais isso. Fora as demais, outras brechas que tenho que trabalhar constantemente em meu viver.


Trabalhar o caráter, o bom caráter, é algo difícil na gente, leva uma vida inteira, que dirá nos filhos?
Não basta só falar e corrigir. Tem que ser e ter a humildade de reconhecer quando falha pra eles e, claro, pedir desculpas sinceras de quem se arrependeu e buscará não repetir o mesmo erro. E eles nos vigiam, viu?
É champs, né brinquedo não, mas você colhe o que você planta.
Quais tem sido as suas sementes? Está preparado para o que irá colher?

Inté o/

4 comentários:

  1. Longe de querer tornar minha filha perfeitinha, mas penso que certas coisas tem que ser trabalhadas no começo,antes de ser tornarem hábitos, e mentira não dá.Ela ainda tem um longo caminho pela frente, e tenho certeza que isso a fez pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma questão de perfeição, mas sim de obediencia. Mentir tá por fora e é a porta para milhões de males e maus hábitos em nossa vida. Que bom que ela meditou sobre o assunto ^^. Beijo.

      Excluir
  2. É, Alex... é mto complicado isso mesmo! Quando eu vejo q a Sofia está com mta dificuldade, eu até ajudo. Mas não facilito demais, não. E tbm adquiri o hábito de pedir que ela confira palavras no dicionário. Mas Sofia é dureza! Ela não chora, ela grita e esperneia q não consegue!
    Qndo ela está com preguiça de fazer algo, ela vem e diz "eu não consigo! Eu não sou inteligente! (até isso ela fala)" e coisas do tipo... então eu digo que não é assim, q ela só não está querendo fazer, pq EU SEI q ela é inteligente e consegue fazer tudo! É só ela querer.
    Tbm não gosto de mentiras... e ela já me contou algumas e conversei com ela. E sempre q for preciso eu vou conversar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Tel, somos os guardiões de nossos pequenos.

      Excluir