domingo, 24 de fevereiro de 2013

"Conhece-te a ti mesmo"...


Uma das cenas que achei mais bacana da trioloogia Matrix foi num encontro entre os personagens Neo e Oráculo, na espectativa dele em descobrir se ele era o escolhido, ela vem e "dá uma baldada de água fria" e o deixa com o pensamento de Sócrates, "nosce te ipsum". 
Fato curioso sobre mim, eu amo conhecer as coisas. 
Outro dia conversando com meu pai, acabamos por divagar nas características minhas e de meus irmãos (tenho dois) que moldaram nossa personalidade, ele me solta essa pérola: Você sempre teve essa virtude, desde pequeno buscava conhecer tudo e a todos. Não podia ver um manual ou algo com parafusos que lá ia você descobrir como tudo funcionava. Tínhamos sempre que ter cuidado com nossas conversas de roda porque vira e volta você estava lá, xeretando!". 
Fiquei até feliz em ver que meu pai viu algo bom nisso, porque na época só me gerou duas coisas: Uma série de brinquedos perdidos e muitas broncas por ficar fuçando e espalhando as ferramentas dele, hahaha.
Mas enfim, hoje a coisa se tornou mais psicológica e introspectiva. Ainda curto manuais, ainda tenho prazer em desmontar e descobrir como tudo funciona, mas tenho gasto mais tempo em como eu funciono, como funcionam as pessoas ao meu redor e qual a melhor forma de interagirmos.
Bom, obviamente os maiores parceiros nessas horas são livros.
Estive no shopping outro dia pra encontrar um amigo e marcamos na Leitura. É o melhor lugar pra se esperar alguém: A pessoa pode atrasar a vontade que você nem nota e muitas vezes até gosta ;-).
Durante a espera, notei lá naqueles montes alá "mais lidos e mais vendidos" um livro laranja com um título que me atraiu "com força": 
Mentes Inquietas: TDAH - Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade.


Apesar de já saber que eu era (e sou até hoje) hiperativo, o que mais me atraiu no livro foi uma preocupação, fruto de várias conversas com minha namorada, de sua ânsia quanto a Madú ter esse transtorno ou não. Por eu me julgar bem "pior" que a pequena, sempre pego no pé da Rê dizendo que é paranóia dela e tal, afinal o próprio pediatra da Madú já falou que ela está de boa.
Mas resolvi então, dar a ela esse livro para que tivesse algo mais contempôraneo para ler sobre o assunto, mesmo sabendo que ela já deve ter passeado pelo "pai google" em tudo que é blog, site e estudos virtuais sobre o assunto.
E também queria ler, depois dela, o livro (ler, graças a Deus é uma de minhas paixões).
Chequei em casa tarde e fui dormir já cansado de uma pequena e normal insônia da noite passada (dormir é uma arte da qual sou "inepto"...) e, lá pras 3 da manhã perco o sono, pra variar (como eu disse, "inepto"!) e resolvi ler um pouco esse livro, até porque tenho certo receio em recomendar livros e também os dar sem conhecer nada sobre a obra ou o autor. Um bom livro abre fronteiras, mas seu oposto pode derrubar mundos inteiros!
Não o li todo, mas até onde fui cheguei a conclusão: que Madú o que, eu que estou atolado nesse tal de THDA!!! Hauhauhau.
Aqui abro um parêntese para recomendar esse livro com essa ressalva, até onde li, a leitura foi muito esclarecedora (fui até o terceiro capítulo) e parece que a proposta do livro se encaixa com o que penso: Não é uma doença e sim uma característica que, como muitas outras, deve-se aprender a conviver com ela e trabalhá-la.
Como sou um cara muito bacana, ja vou linkar o site que até então, hoje (24/02/2013) está com o preço mais em conta:
Faço isso porque em outros posts que escrevi e falei sobre leituras e tal, nos comentários sempre tenho amigos querendo saber dos livros mencionados. Mentes brilhantes se atraem, né meus amigos brilhantes? (E como somos humildes, hahaha).
É um livro que todo mundo deveria ler: Pais, porque seu filho pode ter esse transtorno ou conviver com uma criança que tenha. Profissionais (principalmente professores), porque sempre esbarramos com alguém que tenha). E pessoas em geral, porque você pode ter ou relacionar (né, Rê? Hahaha) com uma pessoa que tenha.
E como já disse, traz novas perspectivas e até mesmo uma visão bacana do lado bom de se ter THDA. Quer saber? Então leia, hehe.
Enfim, mais uma vez, fui querer ajudar as minhas duas pequenas e quem saiu ajudado no final fui eu. 
Viu porque é sempre bom buscar ajudar o próximo? No final, de uma forma ou de outra, você sempre sai "melhorado" ;-).
Então, leiam e me contem o que acharam. Prometo que não desviarei minha atenção de você afinal, esse é um assunto que me interessa DEMAIS!!!
Hauhauhau.

Inté o/

P.S. Não me xinga não, Ariane, mas essa mulher no canto inferior direito me lembrou demais você, sei lá porque, hauhauhau.

8 comentários:

  1. ahsuhasuhasuhaushausa...
    Tão tá, viu??? Mto obrigada pela lembrança! kkkkkkkkkkkkk
    Não li este livro ainda, mas já vi mta gente comentando sobre...
    Esta msm autora tem outros livros dessa msm série: Mentes Perigosas, Mentes Ansiosas, Mentes e Manias, Mentes Insaciáveis.
    Agora se joga e se diagnostica Dr Freud! ahsuahsuahushaushaushuashau

    :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixe... Vou parar de lê-la então, pq haja mentes, viu? Hauhau.
      Abs.

      Excluir
  2. Não resisti e comecei a lê-lo ontem e estou gostando muito.Tem me feito entender muitas coisas haha. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, torço pra que boas. Inclusive sobre o episódio de sábado a noite esse novo conhecimento me levou a entender e tomar certos procedimentos que acredito que muito me ajudarão ;-). Termina logo que quero acabar de lê-lo tb, amorê ;-*

      Excluir
  3. Hmmm... talvez eu leia tbm, rs. Já conversei com minha tia psicóloga e vou ter uma avaliação melhor com relação à Sofia. Ela se distrai muito fácil, lê, escreve e - pior - COPIA mtas coisas da forma errada. É desatenta mtas vezes... falo e preciso repetir um monte de vezes pra q ela entenda bem.
    Vc e Renata podiam ler o livro aí e me emprestar, hein?! huehuehue
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixe, Tel... Não prometo nada, pq sou seguidor fiel do princípio "Mulher, carro, cd/dvd e livro vc jamais empresta pq quase nunca volta e quando volta, nunca mais será igual quando se foi..." Bwhauahuahauhauhau.
      Mas cuidado pra vc não cair no mesmo "erro" que eu: Fui comprar por causa da Madú e acabei sendo o alvo do livro bwhauahuahauhau.
      Bjs

      Excluir
    2. Sabe que eu concordo com vc??? kkkkkk
      O pior é q eu continuo emprestando... ai, ai... não aprendo! kkkkk

      Excluir