terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Método Educacional "Destrutivista"!!!


Hoje quero desabafar um pouco com vocês sobre algo que tem me revoltado há algum tempo e, agora acompanhando a Madú, a coisa intensificou: O atual método educacional usado nas escolas chamado assim de Construtivista. 
Para tal, um pequeno esclarecimento do que seria Construtivismo, por Fernando Becker:

"Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento."

"Entendemos que construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores, isto é, pela sociedade – a próxima e, aos poucos, as distantes. A Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído (‘acervo cultural da Humanidade’)."

"Construtivismo, segundo pensamos, é esta forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento – e, por conseqüência, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais."

Na teoria, lindo. Já na prática: É UM ABSURDO!!!
A grosso modo, funciona assim: O aluno escreve "Nóis fumo", onde a resposta seria "A gente foi", como quer dizer a mesma coisa, faço uma marquinha embaixo (sem nenhuma explicação sobre, e ele que se vire depois pra saber o porquê da marquinha) e, PASMEM, "Certa a respoooooosta!!!".

 
Pô, onde nesse universo de Deus que isso está certo??? Qual o problema de dizer "Está certa na interpretação e completamente errada na gramática, apaga e escreve direito (olha no dicionário, copia do quadro, aí já não sei). É medo de "frustrar" criança? Uai? Ser humano não erra não? Aí cresce esse bando de analfabeto funcional, quando chega pra fazer vestibular ou ENEM e vira "pérola" onde um bando de analfabeto vai rir da própria classe.
E isso é o que mais revolta, os vestibulares, concursos e o próprio ENEM não tem nada de construtivista, é ELIMINATÓRIO e agora, o que me passa, é que essa eliminação começa no primário com a falsa máscara de "Construtivista". A criança tem preguiça de ler, não é corrigida e com isso, não se sente desafiada ou estimulada a melhorar, cresce achando que é a tal e, erra feliz vida a fora...
Eu falei com a Madú pra cobrar da professora mesmo, algo do tipo "Professora, corrige isso direito que tô passando vergonha quando meu pai vem olhar meu caderno". 


Gente, vou abrir o coração para vocês agora, quase choro quando sinto estar forçando a Madú. Entendam bem, não a xingo, não a obrigo a nada, mas a convenço de que ela precisa ir além do que o mundo está oferecendo (educação, amizade, relacionamentos, etc.). Às vezes ela solta uma brincadeirinha, mas que reflete algo no coração dela: "Você gosta de pegar no meu pé, né?" E eu respondo, "Amo demais tanto seu pé como você inteira, mas se quiser que eu pare, eu paro, só não reclame se depois for mais um pé perdido pelo mundo" e ela "não, não, pode pegar a vontade, aqui ó!" (e põe o pé na minha direção).
Aqui está o boletim do ano passado da Madú, praticamente um aproveitamento de 95% (excelente!), mas notem como português vem decaindo aos poucos. E pra quem não sabe, hoje em dia pra se passar num concurso, você tem quer fechar a prova de português.


 
O que eu faço é: dou livros, a ensino a procurar palavras no dicionário que ela tem dúvidas, a estimulo a ver menos TV, a escrever mais, a ouvir e contar histórias, a se organizar, concentrar-se, e por aí vai.
Eu não consigo vê-la crescendo assim, perdida, iludida num quadro educacional onde o resultado desse caminho eu vejo todo dia em redes sociais, provas de cursinho, colegas de trabalho e até mesmo na família.

Eu que cresci na base da repetição, do "copie 100 vezes" e do beliscão materno (o famoso "estuda menino!"), que leio muito e escrevo também, vira e volta erro cada calamidade e me pego direto recorrendo ao "pai google" (o "pai dos burros" pós-moderno) pra me salvar da ignorância (e acabo achando outras piores que a minha no processo, hahaha).
Eu não sei se estou agindo certo, se existe um método educacional melhor, se o atual é melhor que seu antecessor... O que sei que, pelo que eu estou vendo, temos, A Rê e eu, mais é que ajudá-la e muito, porque se não, lá na frente, ela estará perdida!



Mais uma vez, desculpem o desabafo e perdoem se aos olhos de vocês só falei bobagem, mas não esqueço um ditado que serve pra todas as áreas da vida, principalmente a educacional, "Pau que nasce torto e cresce torto, morre TORTO!" e nesse caso, "Escreve TORTO"  também ;-).

Inté o/

4 comentários:

  1. É muito complicado. Pelo que eu tenho observado, o método Construtivista funciona muito bem na educação infantil, já no ensino fundamental, ela começa a perder o efeito. O negócio é acompanhar de perto mesmo e ter um canal aberto na escola caso seja necessário intervir. Já tenho uma listinha pra próxima reunião haha.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo plenamente! Uma das minhas reclamações no ano passado foi isso uma prova de redação que veio sem correção NENHUMA. A prova foi horrível! Sofia deixou de copiar parte de um texto que era pra ser copiado, não fez parágrafo em nada, mtos erros de português... e NADA corrigido! Pra vc ter ideia, nem o risquinho embaixo sinalizando os erros. Fui lá e reclamei! Vamos ver como funciona nessa escola nova, mas já vejo uma coisa 'complicada': as próprias crianças é que corrigem os Para Casa e exercícios feitos em sala. Então, erros de português e etc, corrijo em casa, pq a professora vai ver mesmo nas redações e nas provas... E vamos ver como vai funcionar isso nas provas, a partir da semana que vem... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é lá na frente, quando for tarde demais, ter q lidar com o resultado DESTRUTIVISTA, hehehe.

      Excluir