terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"Minha vida melhorou 100% com você!"


Um dia, vendo TV com a Madú no sofá, ela do nada me abraçou (especialidade dela, diga-se de passagem) e soltou essa pérola: "Minha vida melhorou 100% com você!".
Ahhhh... Qual coração aguenta isso??? Fiquei todo, todo, é claro.
É muito bom ouvir isso.
Sabe, minha natureza é do tipo "acomodado" e isso me trouxe tanto problema no passado, que mudei radicalmente esse meu agir (ou melhor, não agir, né?). Não dava mais pra ficar atrasando minha vida não.
Outra coisa que tenho como herança é o que chamamos carinhosamente na nossa família de "O legado dos Ferreiras" que se trata da iniciativa de buscar melhorar sempre. É o "nascer pequeno mas morrer grande".
E a Madú tem Ferreira no nome. E está herdando o legado comigo.
Muitas vezes eu e a Rê (minha namorada e mãe da Madú) conversamos sobre isso. É muito difícil pra Rê aceitar que a Madú está crescendo e, com isso, que ela precisa de mais liberdade, como também de mais responsabilidades. 
Eu me lembro da nossa primeira semana juntos, a Madú vira o tênis pra mim e diz: "amarra pra mim?".
"Uai? Por que você mesmo não amarra?" disse eu. Ela fez uma cara meio envergonhada e disse "porque eu não sei". "Bom, temos que mudar isso. Hoje amarrarei pra você, mas também vou te ensinar e você vai começar a amarrar sozinha". E lá fui eu, achando aquilo um absurdo, confesso (afinal ela já tinha 7 anos), mas com toda calma do mundo ensinar a Madú. E quem a conhece já imagina a cena: Ficou irritada! Ansiosa. Quase arrancou a língua de tanto mordê-la, bwhauhau. E eu lá: "Calma, no começo é complicado mesmo. Mas você consegue. É uma menina tão inteligente e prendada. Só tem que ter paciência e já já tirará isso de letra!". Hoje de vez em quando ela se propõe a amarrar o meu (e se o meu estiver estranho, ela até critica haha).
A Madú é muito prestativa. Ela tem uma necessidade nata de agradar. Mas também é muito desfocada, dispersa. Ela precisa de coisas que a levem a se controlar.
Hoje ela já arruma a própria caminha. E a Rê a está deixando ajudar em casa também. Às vezes lava a louça, outras ajuda a lavar o banheiro, ou organiza o quarto. 
Outra luta minha com a Rê é deixar a Madú escolher as próprias roupas. Nessa hora até eu perco a paciência com minha namorada. Sabe aquela coisa de mulher "deixo, não deixando"? Tipo, fala tanto na cabeça da coitadinha que ela até desiste. Aí a Madú vai e me puxa pra "briga". E lá vou eu bancar o povo da  fronteira... Intermediando as duas para uma solução que agrade ambas... Pô... Será que nessas horas elas esquecem que sou homem? Faço parte da raça "uma calça jeans, 2 camisas Hering brancas básicas, um relógio, um tênis e opa: Armário completo pra qualquer ocasião!", bwhauhauhau. Enfim, visto minha máscara de "Clô para os íntimos" e bora misturar o vestiário da baixinha pra conseguir um "tradado de paz da moda infantil".
Taí o "Madú's Style":


Sei que é normal. Elas não tem noção de moda e de ridículo. Mas pô, é igual ao amarrar os cadarços, se ela não começar, nunca vai aprender, nunca vai desenvolver-se nessa área também.
Deixa pagarem mico. Elas não estão nem aí. "Ahhhhh, mas a mãe que passa por porca ou desleixada" diriam vocês, né? Cá pra nós, quando vocês mulheres vão parar de se vestir pros outros??? (ou melhor, pras OUTRAS, né? ;-) ). São crianças. Eu tenho a maior dó quando vejo umas todas emperequetadas. Sem  nenhum conforto, quase chorando, porque a "mamãe" ou "papai" (é... tem homem pra  tudo, se bem que nego assim pra mim de homem, tá devendo um pouco, haha) querem aparecer pros amigos.
Para, né? 
Gente, a verdade é, não criamos nossos filhos pra gente, mas sim para a vida. Temos que deixá-los crescer. Temos que ensinar responsabilidade. Temos que recompensar. Temos que punir. Temos que formar pessoas saudáveis. Pessoas com cidadania. Com caráter.
Não crie seu filho numa redoma, nem também solto pelo mundo. Ensine. Guie. E, principalmente, deixe crescer...

Inté o/

4 comentários:

  1. Menino, a Rê é assim, tão protetora mesmo? rs Queria deixar a Duda crescer, não? Sofia tem o espírito rebelde e liberto... desde cedo já enchia o próprio copo e colocava no microondas na casa da avó pra preparar o leite. Como aqui em casa não temos microondas, ela aprendeu a tomar gelado rs.
    Desde q nos mudamos pra cá ela lava vasilhas mtas vezes, varre e passa o pano no quarto dela tb, mas só qndo quer! kkk
    Ela é bem independente e mtas vezes eu interfiro, sim, só pra lembrar (a mim mesma) q sou mãe tbm! kkkk Sinto falta!
    Qto às roupas, mtas vezes explico pra ela q não vai ficar bom. Principalmente pq ela é vaidosa demais... queroa q fique bonitinha. Mas se ela teima em sair 'ridícula', eu deixo! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imaginando quando aparecer o "primeiro namorado" dessa meninada, hahahaha. É por aí, Tel. Deixa se virarem um pouco. Abs

      Excluir
  2. Hehehe... Deixar crescer é um sofrimento pra maioria das mães...
    Lembro da primeira vez que encontrei vc (no niver do Pedro) e vc dava umas respostas assim na Duda, do tipo, se vira, já tá grandinha... Eu ficava braaaaaava com vc! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pq raiva de mim? A menina tá cada dia mais feliz e mais evoluida ;-*
      Abs Nana

      Excluir